Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL
NOTA INFORMATIVA
A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL publica no Diário Oficial desta segunda-feira, 21/09, a Resolução de nº 300, que aprova a adequação do Projeto Básico relativo à Usina Hidrelétrica Machadinho. A UHE Machadinho terá potência de 1.140 MW e está localizada no rio Pelotas, na divisa entre os municípios de Piratuba, Estado de Santa Catarina e Maximiliano de Almeida, Estado do Rio Grande do Sul.
A mudança no Projeto Básico levou em conta a nova realidade demográfica da bacia e a evolução da tecnologia existente, resultando na minimização de custos e na redução dos impactos ambientais. O custo total da obra, que no Projeto Básico anterior era de R$ 961,16 milhões, passou para R$ 797,51 milhões. A área inundada pelo reservatório foi reduzida de 234 quilômetros quadrados para 56,7 quilômetros quadrados.
O Projeto Básico original do empreendimento foi elaborado pela Centrais Elétricas do Sul do Brasil S/A em ,1984, e aprovada pelo DNAEE em 1986. A Usina, incluída no Plano de Conclusão em 1995, deverá estar concluída em até 60 meses. O compartilhamento da concessão, aprovado pelo Decreto de 15 de janeiro de 1991, instituiu o Consórcio Machadinho, responsável pela conclusão das obras. O Consórcio é formado pela Centrais Geradoras do Sul do Brasil – GERASUL, ALCOA Alumínio S.A, Camargo Corrêa Industrial S.A, Companhia Brasileira de Alumínio S.A – CBA, Indústrias Votorantim, Companhia de Cimento Portland Rio Branco, Valesul Alumínio S.A, INEPAR S.A, Departamento Municipal de Eletricidade, Companhia Paranaense de Energia – COPEL, Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A – CELESC e Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE.
Além de abastecer as necessidades de energia elétrica de cerca de 9.5 milhões de habitantes e de gerar seis mil empregos diretos e indiretos, o empreendimento carreará para a região a devida compensação financeira pela utilização de recursos hídricos para geração de energia elétrica e recolhimento de ICMS, que beneficiará os Estados e municípios na área da obra. Os municípios diretamente beneficiados serão Piratuba, Capinzal, Campos Novos e Anita Garibaldi, no Estado de Santa Catarina, e Maximiliano de Almeida, Barracão e Esmeralda, no Estado do Rio Grande do Sul.