Edital de Licitaçao para o Aproveitamento Hidrelétrico Irapé

Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL

NOTA INFORMATIVA

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL publica no Diário Oficial nesta segunda-feira, 31/08, o Edital de Licitaçao para outorga da concessao para exploraçao do Aproveitamento Hidrelétrico Irapé, com potência instalada prevista de 360 MW e início da operaçao prevista até 2005.
O Leilao, que será realizado no dia 01/12, concederá a construçao e a exploraçao da Usina Hidrelétrica de Irapé a produtor independente de energia ou a autoprodutor. O AHE Irapé localiza-se no rio Jequitinhonha, nos Municípios de Berilo e Grao Mogol (MG), e a sua construçao beneficiará, ainda, os Municípios de Botumirim, Cristália, Minas Novas, Turmalina e Leme do Prado.
A estimativa do custo total de implantaçao do AHE Irapé é de R$ 400 milhoes. O empreendimento, capaz de abastecer as necessidades de energia elétrica domiciliares de uma populaçao de aproximadamente 3,8 milhoes de habitantes, gerará cerca de 1.800 empregos diretos e 4.000 indiretos, arrecadaçao de ISS durante a construçao, e ICMS e compensaçao financeira pela utilizaçao de recursos hídricos para geraçao de energia elétrica após o início da operaçao.
O ganho incremental de energia proporcionado pela construçao do AHE Itapebi, localizada a jusante do AHE Irapé, será distribuído entre os AHEs Itapebi e Irapé.