Fonte: ANEEL
AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL
NOTA INFORMATIVA
O Consórcio Dona Francisca, vencedor da licitação para a conclusão e exploração da Usina Hidrelétrica Dona Francisca, no Estado do Rio Grande do Sul, inicia hoje o desvio do Rio Jacuí. As condições hidrológicas favoráveis e o entendimento com os proprietários dos cerca de 1.700 mil hectares de terras destinadas à formação do reservatório possibilitaram ganho de três meses no cronograma de construção da usina, que terá o início de operação previsto para fevereiro de 2001.
A Usina Hidrelétrica Dona Francisca, localizada nos Municípios de Agudo e Nova Palma, tem potência instalada de 125 MW e exigirá um total de investimentos novos da ordem R$ 150 milhões, com participação do setor privado de 54% e de 46% do setor público.
Em 27/08/98 foi assinado o Contrato de Concessão de Outorga entre a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e o Consórcio Dona Francisca, vencedor da licitação. O Consórcio é constituído pelas seguintes empresas: Companhia Estadual de Energia Elétrica – CEEE; Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC; Companhia Paranaense de Energia – COPEL; Desenvix S.A; Santa Felicidade Comércio, Indústria e Exploração de Produtos Siderúrgicos Ltda e Inepar Energia S.A Indústrias e Construções.
A construção incorpora 15 programas ambientais que visam a conservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população naquela região. Dentre os benefícios do empreendimento estão a criação de 1.000 empregos diretos e a geração de impostos na ordem de R$ 1,7 milhão por ano. A energia produzida é suficiente para atender o consumo residencial equivalente ao de 1,6 milhão de habitantes.
