Publicação do decreto de outorga de concessão à Empresa Energética Mercosul para exploração do Aproveitamento Hidrelétrico de Cana Brava, na divisa dos Municípios de Minaçu e Cavalcante, no Estado de Goiás.

Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL

NOTA INFORMATIVA

O Diário Oficial do próximo dia 12, data da solenidade de inauguração da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, deverá publicar o decreto de outorga de concessão à Empresa Energética Mercosul para exploração do Aproveitamento Hidrelétrico de Cana Brava, localizado no Rio Tocantins, na divisa dos Municípios de Minaçu e Cavalcante, no Estado de Goiás.
A Empresa foi constituída pela TRACTEBEL S.A., vencedora da licitação destinada à produção independente de energia elétrica, na modalidade de maior valor ofertado pela outorga. O lance vencedor da
TRACTEBEL S.A foi de R$ 37,9 milhões em valores atuais.
A publicação do Decreto abre caminho para a assinatura do contrato de concessão entre a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e a Empresa Energética Mercosul. O custo total de implantação de Cana Brava é estimado em US$ 750 milhões, para uma motorizarão de 450 MW e uma energia firme de 302 MW.
Quando estiver pronta, a usina será interligada ao sistema elétrico brasileiro por meio da linha de transmissão Norte-Sul, que está em construção, e beneficiará diretamente os Estados de Tocantins, Goiás e Bahia e o Distrito Federal, produzindo energia suficiente para o abastecimento de mais de cinco milhões de habitantes.
Além desses resultados, Cana Brava irá gerar 1.800 empregos diretos, compensação financeira pela utilização de recursos hídricos para geração de energia elétrica e recolhimento de ICMS, que beneficiarão os Estados e Municípios na área da obra.