Resultado do Leilão para o Aproveitamento Hidrelétrico Irapé

Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL

NOTA INFORMATIVA

A Companhia Energética de Minas Gerais S.A – CEMIG, venceu o Leilão nº 05/98 – ANEEL, referente à Concessão de Uso de Bem Público para Exploração do AHE Irapé, com potência instalada de 360 MW e início da operação prevista até 2005. A empresa ofereceu o lance mínimo da outorga estipulado pela ANEEL, de R$ 520 mil, a ser pago do 7º ao 35º ano da concessão.
As empresas Espírito Santo Centrais Elétricas S.A – ESCELSA, a Companhia Energética de Minas Gerais S.A – CEMIG, a DM Construtora de Obras Ltda e o Consórcio AG/CNO (formado pelas Construtoras Andrade Gutierrez S.A e Norberto Odebrecht) foram pré-qualificadas, mas apenas a CEMIG compareceu ao Leilão e adquiriu o direito de construção e a exploração da Usina Hidrelétrica de Irapé na condição de produtor independente de energia.
O AHE Irapé localiza-se no rio Jequitinhonha, nos Municípios de Berilo e Grao Mogol (MG), e a sua construção beneficiará, ainda, os Municípios de Botumirim, Cristália, Minas Novas, Turmalina e Leme do Prado.
A estimativa do custo total de implantação do AHE Irapé é de R$ 400 milhões. O empreendimento, capaz de abastecer as necessidades de energia elétrica domiciliares de uma população de aproximadamente 3,8 milhões de habitantes, gerará cerca de 1.800 empregos diretos e 4.000 indiretos, arrecadação de ISS durante a construção, e ICMS e compensação financeira pela utilização de recursos hídricos para geração de energia elétrica após o início da operação.
O ganho incremental de energia proporcionado pela construção do AHE Itapebi, localizada a jusante do AHE Irapé, será distribuído entre os AHEs Itapebi e Irapé.