ANEEL e SIVAM assinam acordo de cooperação

Fonte: ANEEL
AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL

NOTA INFORMATIVA

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e o Ministério da Aeronáutica, através da Comissão para a Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), assinaram hoje pela manha (24/03), em Brasília (DF), Acordo de Cooperação Técnico-Científica que prevê a implantação, manutenção e operacionalização de 200 Plataformas de Coleta de Dados Hidrológicos na Amazônia (PCDs).
‘O que estamos assinando é mais que um acordo; é uma parceria estratégica que trará inúmeros benefícios à sociedade, em curto prazo’, enfatizou o Diretor-Geral da ANEEL, José Mário Abdo. Além de coletar dados que irão agilizar o Sistema de Alerta Hidrológico – que avisa as populações ribeirinhas sobre o perigo de cheias – , as PCDs enriquecerão os estudos de viabilização de novos empreendimentos hidrelétricos na Amazônia Legal.
Atualmente, o SIVAM conta com 25 postos hidrométricos convencionais de coleta de dados. Com as novas unidades, totalmente automáticas e informatizadas, os dados estarão disponíveis em tempo real, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. ‘Estamos somando esforços para minimizar custos. A ANEEL e o SIVAM serão, ao mesmo tempo, usuários e gestores do sistema’, destacou o presidente da Comissão para a Coordenação do SIVAM, Brigadeiro-do-Ar José Orlando Bellon.
O acordo prevê, também, a realização de estudos conjuntos visando o desenvolvimento de softwares e sistemas de teletransmissão de dados hidrometeorológicos, modernização da rede hidrométrica existente e treinamento e capacitação de técnicos para atuarem no monitoramento remoto, geoprocessamento por satélite e intercâmbio da utilização de laboratórios.
Por se tratar de um Acordo de Cooperação Técnico-Cientiífica, nao haverá repasse de recursos entre a ANEEL e o SIVAM. A Agência utilizará recursos oriundos da operação normal da rede hidrométrica, definido pela Lei 9433/97 (Política Nacional dos Recursos Hídricos).