Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL
NOTA INFORMATIVA
A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL publica, no Diário Oficial da União de hoje (08/07), extrato do Convênio de Cooperação com a Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobrás com vistas à realização de Estudos de Inventário Hidrelétrico nas bacias hidrográficas dos rios do Sangue (Mato Grosso) e Parnaíba (divisa entre Piauí e Maranhão).
O convênio, no valor de R$ 3 milhões, possibilitará a identificação das quedas de rio mais adequadas para futuros aproveitamentos hidrelétricos nas referidas bacias, contribuindo para a expansão da geração de energia elétrica dos estados do Mato Grosso, Piauí e Maranhão. O convênio determina o mês de julho de 2000 como prazo final para a conclusão dos estudos por parte da Eletrobrás.
Levantamentos preliminares estimam que o potencial hidrelétrico das bacias é de 700 MW (Sangue) e 400 MW (Parnaíba), favorecendo o desenvolvimento econômico dos municípios de cada região.
Os Estudos de Inventário Hidrelétrico, também chamados de ‘Estudos de Partição de Quedas’, constituem uma análise preliminar na qual são feitos cálculos diversos sobre o custo da energia e definidos os trechos mais viáveis para a geração de energia.