Autoriza a Prefeitura de São Paulo a estabelecer a Central Geradora Termelétrica em Sapopemba.

Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL

NOTA INFORMATIVA

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL publica amanhã (20/05), no Diário Oficial da União, Resolução n° 115 autorizando a Prefeitura de São Paulo a instalar uma usina termelétrica de 26,3 MW no bairro de Sapopemba, na capital paulista, que utilizará como combustível o lixo urbano.
Com a decisão, a ANEEL estimula a produção de energia elétrica a partir de fontes alternativas, contribuindo para a expansão da oferta de energia e aproveitando o potencial energético contido no lixo, um solução viável para as cidades brasileiras.
A usina, localizada próxima ao aterro sanitário de Sapopemba, deverá ser implantada até 1° de fevereiro de 2002. A energia produzida será destinada a uso exclusivo da Prefeitura, que poderá empregar o excedente de energia em iluminação pública. A autorização vigorará pelo prazo de 20 anos, prorrogável a pedido da Prefeitura e a critério da Agência.
O sistema de geração da usina é constituído de um turbogerador de 26,3 MW, acionado por uma turbina a vapor produzido em caldeiras que utilizam o lixo urbano como combustível. A construção e operação da usina ficará a cargo da Companhia de Incineração e Energia Elétrica – CIEL, empresa constituída pela Prefeitura para esta finalidade.
Quando em funcionamento, a central termelétrica receberá 2.500 toneladas de lixo por dia, sendo que 45%, no mínimo, serão incineradas. Cada tonelada de lixo queimada pela usina produzirá 200 kWh de energia. A licença ambiental de instalação foi concedida pelo Departamento de Controle de Qualidade Ambiental de São Paulo, com prazo de quatro anos de validade.

ANEEL/SCS – 19 de maio de 1999.