Fonte: ANEELA Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL- lança hoje (10/08) o projeto piloto do ARGOS – Sistema de Monitoramento Automático de Interrupção de Energia Elétrica. O lançamento acontecerá na sede da ANEEL, em Brasília, às 14h. O projeto está sendo implantado inicialmente em cinco estados (Pará, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul) e conta com a participação das Agências Estaduais conveniadas com a ANEEL.
O Sistema ARGOS, em implantação pela ANEEL, foi testado com êxito pela Companhia Paranaense de Energia (COPEL) na cidade de Curitiba (PR). É um produto inteiramente desenvolvido pelo Instituto do Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento (LACTEC), sendo um dos projetos vencedores do II Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica. O sistema foi produzido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O ARGOS consiste numa rede de pequenas unidades sensoras, instaladas nos equipamentos de medição de consumo de energia elétrica (residências, fábricas e centros comerciais, por exemplo), interligadas, por linha telefônica, com a Estação Central de Monitoramento, localizada na ANEEL, em Brasília, e disponíveis pela Internet ao público, às concessionárias e às Agências Reguladoras. O sistema tem como objetivo detectar e registrar, em tempo real, a freqüência e a duração das interrupções do fornecimento de energia, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo de avaliação da qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias aos consumidores.
Nesta fase piloto do Sistema, cerca de 1.000 consumidores, escolhidos pela ANEEL em conjunto com as Agências Estaduais, estão sendo convidados para se inscrever no projeto. Sem custo para o consumidor, o ARGOS é instalado próximo ao painel de medição (ou quadro de distribuição, como é mais conhecido) dos consumidores. Havendo qualquer interrupção de energia, o sistema dispara uma ligação telefônica (sem ônus para o consumidor) informando a ocorrência à ANEEL. Os dados ficam registrados na Estação Central, que produz relatórios automáticos.
O sistema funciona 24 horas por dia. Os índices de interrupção do fornecimento de energia elétrica (FEC – Freqüência Equivalente de Interrupção por Consumidor e DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor) são fatores de análise da qualidade dos serviços prestados aos consumidores finais. Com o ARGOS, esses indicadores serão mais confiáveis e irão refletir, com mais exatidão, o grau de qualidade dos padrões operacionais das empresas distribuidoras de energia. Desse modo, a fiscalização da qualidade do serviço ganha importante instrumento, e o consumidor poderá ter o registro automático dos seus indicadores de qualidade (DIC e FIC), que se constituem em exigências contratuais.