Fonte: ANEEL
AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL
NOTA INFORMATIVA
A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL expediu, hoje (06/09), ofício-circular às 74 concessionárias de serviço público de energia elétrica recomendando atenção redobrada frente ao fenômeno das queimadas, que atingem grande parte do território brasileiro nesta época do ano, além da adoção de medidas emergenciais para reduzir, ao máximo, os danos aos equipamentos e instalações elétricas, em consonância com as orientações do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.
Entre outras providências, o ofício-circular solicita que as concessionárias atuem junto aos órgãos de Imprensa locais visando esclarecer a população sobre o cuidados necessários para se evitar novos focos de incêndios. As empresas de energia elétrica devem agir em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, por exemplo, auxiliando esses órgãos nas ações educativas e preventivas de combate às queimadas, num esforço coletivo para minimizar suas causas.
A ANEEL reitera à população que colocar fogo próximo às linhas de transmissão pode provocar cortes no fornecimento de energia elétrica, gerando diversos transtornos à sociedade. ‘Estamos colaborando com o IBAMA e acompanhando as ações desenvolvidas pelas concessionárias para assegurar que a rede elétrica não seja afetada pelas queimadas’, afirmou José Mário Miranda Abdo, Diretor-Geral da ANEEL.
Algumas recomendações úteis à população: 1) Em caso de queimada autorizada pelos órgãos ambientais, o agricultor deve informar à concessionária da região com antecedência; 2) Nas plantações, deve ser respeitada a ‘faixa de servidão’ nas proximidades das linhas de transmissão; 3) Os motoristas devem evitar atirar pontas de cigarro e garrafas de vidro pelas janelas dos veículos, pois ambos são grandes causadores de incêndios; 4) Todos devem seguir a orientação geral do IBAMA quanto à prevenção de queimadas.
