Fonte: ANEEL
AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL
NOTA INFORMATIVA
06.09.1999
A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL publica no Diário Oficial desta quarta-feira (08/09) autorização para o reajuste anual das tarifas de energia elétrica da ELEKTRO – Eletricidade e Serviços S.A., conforme previsto no Contrato de Concessão. O valor do reajuste tarifário é de 6,45%, já descontado o valor autorizado por ocasião da revisão tarifária de 10 de junho passado, realizada principalmente em razão da desvalorização cambial.
Antes daquela data, as tarifas da ELEKTRO tinham sido reajustadas, pela última vez, há mais de dois anos, em abril de 1997. Daqui a nove meses, as tarifas da ELEKTRO ao consumidor terão uma redução de 3,11% em razão da retirada da compensação por dispêndios já realizados com a variação cambial, autorizada pela ANEEL em 10 de junho passado.
A concessão do reajuste da ELEKTRO passou pela análise da ANEEL, que leva em consideração os custos gerenciáveis e não gerenciáveis, como energia comprada, custos da Conta de Consumo de Combustível (CCC) e da Reserva Global de Reversão (RGR). Na energia comprada incide a variação cambial, referente à energia fornecida por Itaipu, conforme previsto na Lei que a criou.
A ELEKTRO atende 1,541 milhão de unidades consumidoras em 223 municípios do Estado de São Paulo e cinco localidades no Estado de Mato Grosso do Sul. A estrutura tarifária atual da concessionária não sofreu qualquer alteração, sendo mantidos os subsídios para os consumidores de baixa renda.
