ANEEL aprova combate ao desperdício de energia elétrica em Sergipe

Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL

NOTA INFORMATIVA
24/09/1999

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aprovou o investimento de R$ 1,857 milhão no combate ao desperdício de energia elétrica em Sergipe. Essas ações serão desenvolvidas pela Empresa Energética de Sergipe – ENERGIPE, que atende 63 municípios do estado.
A medida, publicada no Diário Oficial da União de hoje (24/09) através da Resolução n° 275, aprova o Programa Anual de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica e de Pesquisa e Desenvolvimento da concessionária, que deverá aplicar esses recursos até o final do ano.
A ANEEL considerou o Programa de Eficiência Energética da ENERGIPE em conformidade com a política de redução do desperdício de energia elétrica no país e com os princípios do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica – PROCEL.
Ao aplicar recursos para o combate ao desperdício de energia elétrica, a ENERGIPE está cumprindo as especificações da Resolução ANEEL n° 242, de 24 de julho de 1998, segundo a qual as concessionárias do serviço público de energia elétrica devem investir, no mínimo, 1% (um por cento) da receita líquida – apurada no ano anterior – em programas de incremento à eficiência no uso e na oferta de energia. A ENERGIPE está investindo 1,14% de sua receita nesse Programa de Eficiência Energética.
Entre as ações que deverão ser desenvolvidas pela ENERGIPE para cumprir o Programa estão a promoção de campanhas publicitárias de orientação aos consumidores, melhoria da iluminação pública (lâmpadas com maior durabilidade e menor consumo), modernização de equipamentos e instalações elétricas, projetos de eficiência energética (residências, indústrias e prédios públicos) e campanhas junto a escolas, entre várias outras iniciativas.
A ENERGIPE possui uma área de concessão de 17.413 km2, com um total de 375 mil unidades consumidoras (entre residências, indústrias, comércio e área rural).