Fonte: ANEELNota à Imprensa
Mais uma termelétrica é autorizada pela ANEEL. Em até 36 meses estará em funcionamento a Usina Termelétrica Termobahia, localizada no município de São Francisco do Conde (BA). A nova usina vai gerar, na primeira fase, 255 MW, o que corresponde ao abastecimento de energia elétrica para uma cidade de 450 mil habitantes.
A usina será construída pelo Consórcio Petrobrás/ABB (Asea Brown Boveri). Numa segunda fase, serão acrescentados novos 280 MW ao sistema elétrico. A central geradora utilizará, como combustível, gás natural produzido na Refinaria Landulpho Alves, em Mataripe (BA). Durante a construção da usina, serão gerados aproximadamente 1000 empregos diretos.
Ao mesmo tempo que autorizou o início das obras, a ANEEL credenciou a Termobahia como produtora independente de energia elétrica, figura criada por lei que permite às autorizadas comercializarem no mercado, livremente, a energia por elas produzida. Neste caso, parte da energia será utilizada pela Petrobrás e o excedente de energia será vendido para o mercado.
A nova usina está sujeita à fiscalização da ANEEL. A autorização vale por 30 anos, podendo ser prorrogada. Com esta decisão, a ANEEL contribui efetivamente para aumentar a oferta de energia aos consumidores e para elevar o grau de confiabilidade do sistema, estimulando novos investimentos em termeletricidade no Brasil e a competição no setor.