Light: reajuste tarifário

Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL

Nota à Imprensa

A partir de amanhã (5/11), a tarifa de energia elétrica dos municípios atendidos pela LIGHT Serviços de Eletricidade S.A. será reajustada em 10,66%. Esse reajuste segue as regras estabelecidas no Contrato de Concessão, assinado entre a empresa e a ANEEL em novembro de 1996, no qual a concessionária tem direito, anualmente, a um reajuste tarifário.
A área de concessão da LIGHT engloba a cidade do Rio de Janeiro, o Grande Rio e parte dos municípios da região Sul-fluminense, totalizando 30 localidades. A concessionária possui 1,930 milhão de unidades consumidoras (residências, indústrias, comércio, áreas rurais, etc.).
O reajuste da tarifa de energia elétrica, que passou pela análise técnica da ANEEL, foi afetado principalmente por dois fatores: a variação cambial e o IGP-M dos últimos 12 meses, calculado pela Fundação Getúlio Vargas. Cerca de 30% da energia comprada pela LIGHT vem de Itaipu, cujos preços são cotados em dólar. Com a desvalorização do real, houve aumento dos custos para a empresa.
A estrutura tarifária atual da concessionária não sofreu qualquer alteração, sendo mantidos os subsídios para os consumidores de baixa renda.