Fonte: ANEELAGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL
Nota à Imprensa
Em muitas partes do país, os consumidores precisam abrir suas portas para receber o funcionário da companhia elétrica que vem fazer a leitura do relógio, aparelho que mede o consumo mensal de energia. Essa realidade vai mudar.
Decisão da ANEEL autoriza a Celpa, que atende os consumidores do Pará, a instalar, em postes fora das residências, novo modelo de relógio, que pode medir o consumo de várias residências simultaneamente. É a Caixa de Medição Múltipla, nome técnico do novo padrão de medição do consumo residencial.
Segundo a Celpa, serão instalados 120 mil novos medidores até o final do ano. O sistema foi testado com sucesso no Condomínio Natália Lins, em Belém, com 1.000 consumidores. A autorização da ANEEL atesta que o novo padrão de medição em postes de rua é melhor para o consumidor por vários motivos.
‘O aspecto mais importante dessa medida é a comodidade e o respeito à privacidade dos cidadãos’, destacou José Mário Miranda Abdo, diretor-geral da ANEEL. Em alguns casos, os relógios de luz estão localizados em áreas bem restritas da casa, como a cozinha, quartos e até banheiros.
Outro benefício para o consumidor é que não haverá mais gastos com a instalação do relógio, que ficará de inteira responsabilidade da concessionária. Hoje, o consumidor tem custos com a infra-estrutura montada para receber o relógio e a fiação, estes colocados pela distribuidora. Danos aos relógios também serão de responsabilidade exclusiva das empresas.
De outro lado, as empresas de energia elétrica também terão vantagens com a adoção do novo sistema. Primeiro, porque reduz a possibilidade de furtos e fraudes através das ‘gambiarras’. Outra vantagem é que a medição fica mais precisa, contribuindo para a melhoria dos índices de qualidade monitorados pela ANEEL.
O novo modelo de caixa de medição é produzido com tecnologia inteiramente nacional e sua produção e comercialização estão gerando, só em Belém, 1.200 postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. Esses novos empregos são necessários tendo em vista a fabricação, montagem e instalação dos novos aparelhos.
A ANEEL deu prazo de 180 dias para a Celpa elaborar um relatório detalhado sobre o desempenho do novo sistema de medição em comparação com o sistema adotado usualmente no restante do país. A ANEEL quer saber também a opinião dos consumidores sobre a nova metodologia de medição.
‘As inovações tecnológicas implementadas em favor dos consumidores serão prontamente analisadas pela ANEEL. Basta que a concessionária encaminhe estudo à Agência’, finalizou José Mário Abdo.