Fonte: ANEEL
Usar a energia de forma inteligente, gastando apenas o necessário e buscando o máximo de desempenho com o menor consumo possível. Esse é o objetivo principal das ações de combate ao desperdício de energia elétrica e de combustíveis.
Preocupadas em orientar a sociedade sobre esse tema, a ANEEL e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) estarão promovendo, amanhã, no auditório do Memorial JK, em Brasília, o Seminário Eficiência Energética no Novo Contexto do Setor Elétrico Brasileiro.
Estarão presentes ao Seminário o ministro de Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, o diretor-geral da ANEEL, José Mário Miranda Abdo, o diretor-geral da ANP, David Zylbersztajn, o secretário de Energia do MME, Benedito Carraro, o deputado Gilberto Kassab, presidente da Comissão de Minas e Energia (Câmara dos Deputados) e o senador Teotônio Vilela Filho, da Comissão de Infra-estrutura (Senado Federal), entre outras autoridades e dirigentes do setor elétrico.
‘Combater o desperdício deve ser atitude de todos: consumidores e concessionárias. Se economizarmos hoje, teremos mais energia no futuro’, afirmou José Mário Miranda Abdo, diretor-geral da ANEEL. O desenvolvimento dos programas de eficiência energética está previsto nos Contratos de Concessão, assinados entre a Agência e as empresas de energia, que determinam que pelo menos 1% da receita das distribuidoras deve ser aplicado nessa finalidade. Além disso, as ações de combate ao desperdício de energia fazem parte das diretrizes estabelecidas pelo Ministério de Minas e Energia.
Durante o Seminário, será lançado livro ‘Eficiência Energética – Integrando Usos e Reduzindo Desperdícios’, além da apresentação dos resultados dos Programas Anuais de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica. Esses programas, juntos, representaram um investimento por parte das distribuidoras de energia elétrica, em 1999, de cerca de R$ 200 milhões. Em cinco anos, as concessionárias deverão ter investido R$ 1,5 bilhão, o que significa uma economia de 1.350 MW. Técnicos da ANP farão a apresentação de ações similares para o setor dos combustíveis.
As ações mais comuns implementadas pelas concessionárias para cumprir esses programas são a promoção de campanhas publicitárias de orientação aos consumidores, melhoria da iluminação pública (lâmpadas com maior durabilidade e menor consumo), modernização de equipamentos e instalações elétricas, projetos de eficiência energética (residências, indústrias e prédios públicos) e campanhas junto a escolas, entre várias outras iniciativas
