Fonte: ANEELA Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL autorizou a implantação de 14 pequenas centrais hidrelétricas – PCHs, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espírito Santo, além da construção de uma usina termelétrica (com 484,50 MW) no município de Araucária, no Paraná. Com isto, cerca de 600 MW de energia nova entrarão no mercado no prazo máximo de três anos
As pequenas centrais hidrelétricas terão a potência somada de 152,48 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 300 mil habitantes. As PCHs estão autorizadas a operar como produtoras independentes de energia. Em Minas Gerais serão construídas 11 usinas nos municípios de Guarani, Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Cristina, Chalé – São José do Mantimento, Carangola, Aiuroca, Conceição de Ipanema, Espera Feliz, Itajubá, Dores de Guanhaes. Na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo, municípios de Espera Feliz e Dores do Rio Preto, será instalada outra pequena central hidrelétrica. Em Mato Grosso do Sul a usina será no município de Costa Rica e, em São Paulo, no município de Campos da Cunha.
Usina Termelétrica
A ANEEL autorizou também a implantação de usina termelétrica a gás natural no município de Araucária. A usina terá a potência de 484,50 MW e será construída pelo consórcio formado pelas empresas Copel, Gaspetro e El Paso no prazo de 30 meses. Ao mesmo tempo que autorizou o início das obras, a ANEEL credenciou a usina como produtora independente de energia elétrica, permitindo a livre comercialização da energia produzida.
