Fonte: ANEELA Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a implantação de três novas Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo (ver quadro abaixo). As PCHs são centrais geradoras de pequeno porte, com potência instalada de até 30 MW.
Estas novas usinas serão beneficiadas com a isenção total de pagamento pelo uso das linhas de transmissão e sistemas de distribuição de energia, de acordo com recente resolução da ANEEL que concede essa vantagem às PCHs que entrarem em funcionamento até 31 de dezembro de 2003.
As pequenas centrais hidrelétricas autorizadas hoje pela ANEEL terão a potência somada de 46 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 430 mil habitantes. As PCHs, que são classificadas como produtoras independentes de energia, estarão em funcionamento em, no máximo, três anos e meio, elevando a oferta de energia elétrica de todo o país. Juntos, os três empreendimentos representarão investimentos da ordem de R$ 66,8 milhões.
Ontem, a ANEEL autorizou a Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda (Certel) a construir a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Forqueta, no rio Forqueta, entre os municípios gaúchos de Putinga e São José do Herval. A usina terá 4,5 MW de potência e, segundo o cronograma de obras, está prevista para entrar em operação em dezembro de 2001.
A meta da ANEEL, para este ano, é autorizar PCHs num total de 500 MW, sendo que empreendimentos somando 234 MW já se encontram em fase final de análise. As autorizações de novas PCHs concedidas desde o início de 2000 totalizam 50,5 MW.
O crescimento no número de PCHs é uma das prioridades da ANEEL, tendo em vista os benefícios oferecidos por este tipo de empreendimento para o desenvolvimento regional sustentável. Os requisitos para se construir uma PCH são bem mais simples, o que torna o seu processo de outorga de autorização mais rápido. O tempo de implantação da central é menor, assim como o impacto ambiental do empreendimento.
Usina Potência Rio Localização Empreendedor
PCH Santa Bárbara 13 MW Santa Bárbara São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) Centrais Elétricas da Mantiqueira S.A.
PCH Corrente Grande 14 MW Corrente Grande Açucena (MG) e
Gonzaga (MG) Eletroriver S.A.
PCH Calheiros 19 MW Itabapoana Bom Jesus do Itabapoana (RJ) e São José do Calçado (ES) Eletroriver S.A.
Potência Total 46 MW