Fonte: ANEELConsumidores serão ressarcidos por falha
na cobrança das contas de luz em Rondônia
A ANEEL decidiu, por meio do Despacho nº 71, publicado no Diário Oficial da última sexta-feira, que os consumidores atendidos pelas Centrais Elétricas de Rondônia (CERON) que, entre junho e dezembro de 1999 tiveram suas contas de luz faturadas com base em estimativas, terão desconto nas próximas contas de energia elétrica.
Além dessa determinação, a ANEEL manteve multa, recorrida pela concessionária, no valor de R$ 138,1 mil. ‘A equipe de fiscalização da ANEEL já havia constatado o erro nos cálculos em outubro do ano passado e a Agência determinou que a concessionária regularizasse a situação dos consumidores prejudicados. Tendo em vista o descumprimento dessa exigência, a ANEEL resolveu manter a multa’, esclareceu o diretor-geral da Agência, José Mário Miranda Abdo.
Segundo técnicos da ANEEL, a CERON deveria ter feita a cobrança pelo consumo de energia elétrica com base no consumo mínimo e não em estimativas.
A CERON atende todo o Estado de Rondônia (52 municípios e 115 localidades) e possui 267,2 mil unidades de consumidores, dos quais 211,4 mil são residenciais. O consumo de energia elétrica da CERON foi, em 1999, 962 mil MWh, 8% acima dos índices de 1998. A sede da empresa é em Porto Velho.