ANEEL autoriza construção de usina para cooperativa

Fonte: ANEELA Agência Nacional de Energia Elétrica ? ANEEL autorizou hoje a construção da Pequena Central Hidrelétrica – PCH Pulador, entre os municípios de Itapuca e União da Serra (Rio Grande do Sul). A usina, com 6,4MW de potência, localizada no rio Guaporé, será construída e explorada pela Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rurais Fontoura Xavier Ltda ? Cerfox, na modalidade de produtor independente de energia elétrica. Cerca de 80% dos recursos necessários para as obras da usina virão da própria cooperativa.
As obras da PCH Pulador poderão durar até 30 meses e o início da operação está previsto para setembro de 2002. A energia produzida é suficiente para atender 30 mil consumidores e tornará a Cerfox auto-suficiente, atendendo a demanda dos seus cooperados e possibilitando ainda a venda do excedente no mercado competitivo. A cooperativa já possui geração própria de energia elétrica ? a PCH do Fão, situada no rio Fão, com 1 MW de potência.
A PCH Pulador se beneficiará das normas sobre o livre acesso à rede de transmissão. A usina terá isenção total de pagamento pelo uso das linhas de transmissão e sistema de distribuição de energia, de acordo com resolução da ANEEL que concede essa vantagem às PCHs que entrarem em funcionamento até 31 de dezembro de 2003.
Nos últimos anos, a ANEEL tem estimulado a construção de PCHs em todo o país. Em 1998 e 1999, entraram em operação 104,75 MW provenientes das Pequenas Centrais Hidrelétricas. Nesse período, a Agência concedeu autorização para diversos empreendedores que totalizam 361,91 MW. Essas usinas estarão em funcionamento até 2003. A meta da ANEEL, em 2000, é autorizar PCHs num total de 500 MW, sendo que empreendimentos somando 234 MW já se encontram em fase final de análise.