Fonte: ANEEL
ANEEL conclui investigação de denúncia sobre
consumidores VIPs na área da Light
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) concluiu uma fiscalização especial na Light Serviços de Eletricidade, do Rio de Janeiro, que teve por objetivo averiguar os critérios e procedimentos adotados para o cancelamento de contas de energia elétrica.
Os fiscais averiguaram que os cancelamentos de contas realizados pela Light no período de 1995 a 1999 estão dentro dos procedimentos praticados por outras empresas do setor elétrico e aceitos pela ANEEL. Não se constatou, de acordo com a fiscalização, procedimento de dispensa de pagamentos de contas de energia elétrica, de modo a caracterizar o tratamento diferenciado de consumidores.
O maior motivo de cancelamento deveu-se à eliminação de contas de valores residuais, resultado das várias mudanças na moeda pelos sucessivos planos econômicos. Mais da metade das contas eliminadas tinha valor de até um real. Os outros cancelamentos ocorreram basicamente por faturamentos indevidos ? imóvel vazio, consumo já pago na conta do mês anterior etc.