Brasil e Argentina compatibilizam regulamentos no setor de energia elétrica

Fonte: ANEELBrasil e Argentina compatibilizam
regulamentos no setor de energia elétrica

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), José Mário Miranda Abdo, e o secretário de Energia da Argentina, Daniel Montamat, estiveram reunidos ontem, em Brasília, quando iniciaram as negociações para a compatibilização de regulamentos no campo da energia elétrica.
‘Uma legislação comum irá facilitar e agilizar a comercialização de energia entre os dois países. É mais um passo para a integração elétrica e econômica no âmbito do Mercosul, estimulando a competitividade no setor’, enfatizou Abdo.
A ANEEL já autorizou que a Companhia de Interconexão Energética (Cien) importe, da Argentina, 2.000 MW a partir de maio deste ano. Outras três companhias de energia (Tradener, Energia do Sul e AES/Bandeirante) solicitaram à Agência autorização para importação mais 5.440 MW.
Dentro de 30 dias, técnicos da ANEEL e do Ente Nacional de Regulación de Energia (ENRE) estarão concluindo uma minuta de acordo nesse sentido. O documento estabelecerá os mecanismos que permitirão compatibilizar a legislação e incrementar o mercado de energia entre Brasil e Argentina.
A ANEEL já integra vários grupos-tarefa dentro do Subgrupo de Trabalho 9 (Energia) do Mercosul, no qual o Brasil é representado pelo Ministério de Minas e Energia.