Sessão técnica atrai interessados em participar dos futuros leilões de linhas de transmissão

Fonte: ANEELSessão técnica atrai interessados em participar
dos futuros leilões de linhas de transmissão

Técnicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estão, neste momento, no auditório da Agência, em Brasília, prestando informações adicionais aos agentes interessados em participar dos leilões das interligações Norte-Sul II e Sudeste-Nordeste, além da expansão da interligação Norte-Sul. Ao todo, serão licitados 2.900 km de linhas de transmissão e quatro subestações, representando um investimento total da ordem de R$ 1,620 bilhão.
A Sessão Técnica da Esclarecimento foi aberta, agora há pouco, pelo diretor Jaconias de Aguiar. ‘O número expressivo de interessados, nesta Sessão, demonstra que haverá competição no dia do leilão. Queremos, nesta etapa, prestar esclarecimentos para evitar, no futuro, problemas no processo licitatório’, afirmou Jaconias.
Em seguida, técnicos da ANEEL, da Eletrobrás e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) iniciaram as apresentações sobre as caraterísticas gerais dos empreendimentos (linhas de transmissão, subestações e equipamentos), aspectos técnicos das interligações regionais e a concepção do projeto básico. ‘Nosso objetivo é garantir que os empreendimentos sejam construídos com qualidade e segurança, trazendo mais confiabilidade ao Sistema Elétrico e modicidade tarifária’, enfatizou Jaconias.
Até o final do evento, às 18h, os expositores estarão respondendo perguntas dos interessados e disponibilizando todas as informações técnicas a fim de subsidiar as empresas e consórcios que disputarão o leilão. A Sessão Técnica pretende, também, debater a minuta do edital do leilão (que será lançado no dia 10 de maio) e colher subsídios para o aprimoramento do processo licitatório.
O leilão acontecerá no dia 20 de julho na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Será declarada vencedora a empresa que oferecer o menor valor de tarifa de transmissão. A implantação destas linhas e instalações de transmissão estão contempladas no Plano de Expansão do Setor Elétrico 1999-2008 e, quando entrarem em operação, serão responsáveis por um ganho energético de 1.166 MW na capacidade de transporte de energia elétrica, assim como a flexibilidade para atendimento às demandas no horário de pico (18 às 21h), beneficiando os consumidores de todas as regiões brasileiras.
As características e requisitos básicos das instalações de transmissão que serão leiloadas estão disponíveis na página da ANEEL na Internet (www.ANEEL.gov.br), no item Informações Adicionais / Concessões / Editais.