Fonte: ANEELDiretor-ouvidor da ANEEL faz
palestra para lideranças municipais
Energia elétrica para todos, em benefício da sociedade. Essa é a visão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para 2005, apresentada pelo diretor-ouvidor da Agência, Eduardo Ellery Filho, agora há pouco, aos prefeitos e vereadores presentes ao 5º Congresso Brasileiro de Municípios, evento que está sendo promovido em Porto Seguro (BA) entre 8 e 11 de maio.
?A ANEEL vem atuando para garantir, à população brasileira, energia de qualidade para todos os municípios?, enfatizou Ellery. Na palestra, o diretor-ouvidor explicou a atuação da ANEEL no contexto do setor elétrico brasileiro, a política de descentralização adotado pela Agência, o repasse dos recursos da Compensação Financeira aos municípios e o processo de fiscalização realizado junto às 78 concessionárias de energia elétrica.
Após a palestra, Ellery respondeu às perguntas de diversas lideranças municipais que fizeram reclamações sobre a qualidade dos serviços prestados pelas companhias de energia estaduais. ?Não temos a ilusão que, da nossa sede, em Brasília, iremos saber de todos os problemas. Esse é um momento muito importante para que a ANEEL se aproxime da sociedade e possa aprimorar seu processo de fiscalização, exigindo das concessionárias mais qualidade no atendimento ao consumidor?, reconheceu Ellery.
Ao final, Ellery colocou o estande da ANEEL no 5º Congresso Brasileiro de Municípios à disposição de todos, ocasião em que o visitante pode ter acesso direto à Agência. No estande, que consiste num escritório avançado da Ouvidoria, técnicos se revezam para atender as mais diferentes demandas apresentadas pelas lideranças municipais e demais consumidores. O estande da ANEEL tem sido muito procurado pelos participantes do Congresso, que também recebem orientações sobre o setor energia elétrica.
Hoje, o estande recebeu a visita de 300 alunos do Colégio Municipal Ubaldino Júnior, de Porto Seguro, além de dezenas de pessoas que têm participado da Exposição de Produtos e Serviços de Utilidade dos Municípios, montada dentro do Congresso.