Fonte: ANEEL
ANEEL e Agerba desenvolvem ação de
fiscalização na Coelba nesse sábado
Fiscais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desembarcam amanhã em Salvador (BA) para fiscalizar a Companhia Energética da Bahia (Coelba). A ação de fiscalização será feita em conjunto com os técnicos da Agência Estadual de Regulação da Bahia (Agerba), cujo convênio de cooperação foi assinado há uma semana.
O que motivou a fiscalização na Coelba foi o número elevado de reclamações que a Central de Teleatendimento da ANEEL, que atende pelo número 0800-61-2010, recebeu dos consumidores baianos: 589 queixas em dois meses de funcionamento da central (campeã da Região Nordeste).
Além disso, a ANEEL quer saber o que provocou o desligamento de energia que deixou os bairros da Barra, Ondina, Sabino Silva e Graça sem luz por quase cinco horas, ontem à noite. A Agência foi informada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na noite de ontem, sobre a queda de energia em parte de Salvador.
?Nossa fiscalização fará uma inspeção na Subestação Graças, onde ocorreu o apagão. Depois iremos nos reunir com técnicos da Coelba para saber porquê a concessionária tem recebido tantas reclamações dos consumidores?, destacou Hélio Puttini, superintendente de fiscalização da ANEEL.
Em 1999, a Coelba recebeu 622.340 reclamações. Os tipos mais comuns de reclamação foram interrupção do fornecimento de energia (32%), valores errados cobrados nas contas de luz (21%), serviços fora dos prazos legais (20%) e contas não entregues (9%). Nos primeiros cinco meses de 2000, a Coelba recebeu 86.709 reclamações. A distribuidora baiana atende a 2,733 milhões de unidades consumidoras, entre residências, indústrias, comércios e propriedades rurais.
Os moradores e comerciantes que tiveram aparelhos eletroeletrônicos danificados por causa do desligamento de ontem à noite deve procurar a Coelba para registrar o ocorrido e receber a indenização correspondente aos prejuízos.