Eletropaulo e Celtins reajustam, hoje, tarifas de energia elétrica

Fonte: ANEELEletropaulo e Celtins reajustam,
hoje, tarifas de energia elétrica

A partir de hoje (4/7), as tarifas de energia elétrica da Companhia Energética do Tocantins (Celtins) e da Eletropaulo Metropolitana (Eletropaulo) estão reajustadas, respectivamente, em 17,37% e 13,83%. Os reajustes foram solicitados pelas próprias concessionárias e homologados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), estando os mesmos publicados no Diário Oficial de hoje.
Esses reajustes seguem as regras estabelecidas no Contrato de Concessão, assinado entre as empresas e a ANEEL, no qual as duas concessionárias têm direito, anualmente, em junho, a um reajuste tarifário e, cada quatro anos, a uma revisão tarifária, momento em que se poderá repartir, com os consumidores, os ganhos de produtividade obtidos pelas concessionárias.
Celtins e Eletropaulo negociaram, com suas supridoras (geradoras), uma nova data de reajuste de seus Contratos Iniciais. Essa negociação teve por objetivo coincidir as datas de reajuste para a geração e distribuição.
As geradoras, que a partir de hoje estão com suas tarifas reajustadas, são as seguintes: Furnas Centrais Elétricas S/A (17,44%), Companhia de Geração de Energia Elétrica Paranapanema (12,94%), Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê ? CGEET (12,73%), Companhia Energética de São Paulo – CESP (14,93%), Empresa Municipal de Águas e Energia – EMAE (14,46%) e Centrais Elétricas do Norte ? Eletronorte (15,49%). A Celtins é abastecida pela energia de Furnas e Eletronorte; a Eletropaulo, pelas demais geradoras citadas, além de Furnas.
A proposta das distribuidoras, para a homologação dos reajustes tarifários, passou pela análise técnica da ANEEL, que leva em consideração os custos gerenciáveis e não gerenciáveis, como energia comprada, custos da Conta de Consumo Combustível (CCC), da Reserva Global de Reversão (RGR) e o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (14,85%). A estrutura tarifária atual das concessionárias não sofreu qualquer alteração, sendo mantidos os subsídios para os consumidores de baixa renda e para os consumidores rurais.
A área de concessão da Eletropaulo engloba 24 municípios (São Paulo e localidades da Região Metropolitana), atendendo a 4,567 milhões de consumidores (residências, indústrias, comércio, áreas rurais, etc.), sendo 4,070 milhões de unidades residenciais. Já a Celtins atende a 215 mil unidades de consumidores, sendo 186 mil residências, localizadas em 141 municípios tocantinenses (entre eles Palmas, Filadélfia, Miracema, Arraias e Araguaína).