Fonte: ANEELOnze grupos irão participar, em agosto, do
leilão da futura usina hidrelétrica Corumbá IV
Está publicado no Diário Oficial de hoje (17/7) a lista com os nomes dos 11 grupos (formados por empresas brasileiras e estrangeiras) habilitados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em participar do leilão da futura Usina Hidrelétrica Corumbá IV, localizada no rio Corumbá, no município de Luziânia, no Estado de Goiás.
A usina terá 127 MW de potência instalada e vai gerar energia suficiente para atender cerca de 1,4 milhão de habitantes. Além da geração de energia, a hidrelétrica também vai contribuir para o abastecimento de água dos municípios envolvidos, para o turismo e recreação. Para os municípios goianos afetados pela formação do reservatório (Alexânia, Abadiânia, Santo Antônio do Descoberto, Silvânia e Luziânia), serão repassados cerca de R$ 708 mil referentes à Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos.
A ANEEL estima que serão necessários cerca de R$ 247 milhões para a construção da hidrelétrica, que vai gerar 1.500 empregos diretos e 3.000 indiretos. A quantidade de grupos interessados no leilão revela a importância que a Hidrelétrica Corumbá IV terá para o sistema elétrico e, em especial, para a Região do Entorno e do Distrito Federal. O leilão da hidrelétrica está marcado para o dia 11 de agosto, em Brasília.
Foram habilitados pela ANEEL os seguintes grupos ou consórcios:
1. CONSÓRCIO QUATTRO-ENERGÉTICA: Formado pelas empresas Logos Engenharia S.A. (SP), Encalso Construções Ltda. (SP), S.A Paulista de Construções e Comércio (SP) e Eptisa Servicios de Ingenieria S. A – Estúdios y Proyectos Técnicos Industriales (Espanha);
2. CONSÓRCIO USINA CORUMBÁ IV: Formado pelas empresas Via Engenharia S.A (DF) e Companhia Energética de Brasília (DF);
3. CONSÓRCIO GEOATLANTA: Formado pelas empresas GEOSEV – Serviços de Geotecnia e Construção Ltda. (GO), ETEC ? Empreendimentos Técnicos de Engenharia e Comércio S.A (DF) e Construtora Atlanta Ltda. (GO);
4. SERVENG CIVILSAN S.A EMPRESAS ASSOCIADAS DE ENGENHARIA (SP);
5. EGESA ENGENHARIA S.A (MG);
6. DM CONSTRUTORA DE OBRAS LTDA (PR);
7. ARG LTDA. (MG);
8. CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO CAMARGO CORRÊA S.A (SP);
9. FUAD RASSI ENGENHARIA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. (GO);
10. CS PARTICIPAÇÕES LTDA. (BA);
11. ABB ALSTOM POWER BRASIL LTDA. (SP).
Foi desclassificado, por não apresentar balanços contábeis exigidos pela legislação, o consórcio Energimp, formado pelas empresas ENERGIMP S.A (SP), INVERALL CONSTRUÇÕES E BENS DE CAPITAL S.A (MG) E INDÚSTRIAS METALÚRGICAS PESCARMONA S.A.I CyF ? IMPSA (Argentina).