Fonte: ANEELDistribuidora goiana assina
Contrato de Concessão com a ANEEL
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), José Mário Miranda Abdo, assinará, nesta sexta-feira (25/8), às 11 h, em Palmeiras de Goiás (GO), Contrato de Concessão (distribuição e geração) com a Companhia Energética de Goiás (Celg). A solenidade contará com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, e do presidente da empresa, Clóvis de Oliveira.
O Contrato de Concessão de Distribuição com a Celg, válido por 20 anos, prevê a revisão dos padrões de qualidade dos serviços de energia elétrica a cada cinco anos, revisões tarifárias a cada quatro anos, reajustes anuais, universalização do atendimento em áreas rurais e à população de baixa renda e aplicação de R$ 6,6 milhões em programas de eficiência energética (combate ao desperdício de energia, pesquisa e desenvolvimento), o que equivale a 1% da receita anual, conforme prevê a Resolução nº 242 da ANEEL, entre outras metas e obrigações.
O Contrato de Concessão de Geração, também a ser assinado, regula a exploração das centrais geradoras Rochedo (4 MW), localizada no município de Piracanjuba, e São Domingos (12 MW), situada no município de mesmo nome, ambas em Goiás, e das respectivas instalações de transmissão dessas usinas. O término de concessão das usinas foi fixado em 2011 (São Domingos) e 2015 (Rochedo). A energia gerada pelas duas centrais é suficiente para atender a cerca de 180 mil habitantes.
A concessionária fornece energia elétrica para 90% dos municípios de Goiás (233 localidades). Ao todo, a empresa atende aproximadamente 1,250 milhão de unidades consumidoras (cerca de 3,7 milhões de habitantes) nas diversas classes de consumo (residências, indústrias, comércio, poder público e área rural). A Celg iniciou suas atividades em agosto de 1955.
Das 64 concessionárias de distribuição de energia elétrica existentes no Brasil, 45 já possuem contratos de concessão assinados. Juntas, além da Celg, essas empresas representam 88,4% do mercado nacional. Na Região Centro-Oeste, já foram assinados contratos com a CHESP (Goiás), CEB (Distrito Federal), CEMAT (Mato grosso) e ENERSUL (Mato Grosso do Sul). A Celg é uma empresa de capital estatal, controlada pelo Governo do Estado de Goiás.