ANEEL fala a empresários paulistas sobre perspectivas em energia elétrica

Fonte: ANEEL
ANEEL fala a empresários paulistas sobre perspectivas em energia elétrica

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Afonso Henriques Moreira Santos, fará palestra, nesta quarta-feira (30/8), no Encontro de Negócios de Energia, em Ribeirão Preto (SP). O evento será promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e conta com o patrocínio da ANEEL e de outras entidades privadas e públicas. Na ocasião, será discutida a temática ?As Mudanças do Mercado de Energia e o Impacto na Vida das Empresas?.
Em sua palestra, Afonso Henriques apresentará aos empresários paulistas as perspectivas do setor de energia elétrica, nos campos da geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. ?A ANEEL vem desempenhando sua missão de órgão regulador com transparência e seriedade. Com regras claras e estáveis, vem crescendo a participação dos investidores privados no setor elétrico nacional, trazendo benefícios para toda a sociedade?, enfatizou Afonso Henriques.
Além das ações de fiscalização e regulação, que se constituem nas principais áreas de atuação da ANEEL, o diretor da Agência enfocará ainda a questão do incentivo às Pequenas Centrais Hidrelétricas (usinas com até 30 MW), energia de fontes renováveis, livre mercado, cogeração, legislação do setor elétrico e resoluções da ANEEL, Rede Básica e a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias.
Nos investimentos em geração, Afonso Henriques discorrerá sobre o Programa de Licitação 2000/2001, no qual serão leiloadas 29 futuras usinas hidrelétricas por todo o país, totalizando investimentos privados na ordem de R$ 21 bilhões, acrescendo 9.500 MW novos ao sistema. Já o Programa Prioritário de Termelétricas 2000/2003, com 49 usinas, somará mais de 17.000 MW de potência. No setor de transmissão, a ANEEL promoverá diversos leilões até o final do ano, sendo vencedor a empresa que oferecer a menor receita anual. Na distribuição, serão privatizadas, por decisão dos governos estaduais, algumas concessionárias de energia.
?A ANEEL entende a importância de um evento dessa natureza, sobretudo pela oportunidade que se apresenta de divulgar o que se tem de novo no setor elétrico, desde a geração até a comercialização de energia. Tudo isso com o objetivo principal de oferecer ao consumidor brasileiro um serviço de energia elétrica com qualidade?, finalizou Henriques.
Além do diretor da ANEEL, o evento reunirá diversas autoridades do setor energético brasileiro, como representantes do Ministério de Minas e Energia, do Mercado Atacadista de Energia, do Operador Nacional do Sistema Elétrico e da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, além de concessionárias de energia elétrica.