ANEEL autoriza a construção de mais três termelétricas integrantes do Programa Prioritário

Fonte: ANEELANEEL autoriza a construção de mais três termelétricas integrantes do Programa Prioritário

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou hoje a construção de três novas usinas termelétricas: UTE Norte Fluminense, UTE Rhodia Paulínia e UTE Rhodia Santo André. Juntas, as novas usinas vão gerar 986,9 MW, o que equivale ao abastecimento de uma população de 6 milhões de habitantes. Essas usinas fazem parte do Programa Prioritário de Expansão da Geração Térmica, conduzido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), que prevê a construção de 49 usinas térmicas até 2003.
A UTE Norte Fluminense será construída pela empresa Norte Fluminense S/A. A usina, com 765 MW de capacidade (três geradoras de 255 MW), ficará localizada em Macaé-RJ. A central geradora será movida a vapor e a gás natural fornecido pela Riogás, conforme compromisso celebrado com a Petrobrás. As obras terão início em abril de 2001. Segundo o cronograma publicado na Resolução, a operação comercial da primeira unidade será até setembro de 2003. Durante a construção, serão gerados 650 empregos diretos e, após a entrada em operação, serão criados 50 postos de trabalho. A nova usina demandará investimentos da ordem de R$ 650 milhões na construção da central e de linhas de transmissão ligando a usina à rede elétrica.
A EnergyWorks do Brasil recebeu autorização da ANEEL para construir a UTE Rhodia Paulínia, localizada em Paulínia-SP, com 158,4 MW de potência. Segundo a resolução, a operação comercial da usina deve ocorrer até setembro de 2002. A empresa também está autorizada a construir a UTE Rhodia Santo André, a ser instalada em Santo André (SP), com 63,5 MW de potência, até fevereiro de 2002. Juntas, as duas centrais térmicas irão gerar 222 MW.
Com estas, sobe para 14 o número de usinas termelétricas autorizadas pela ANEEL integrantes do Programa Prioritário do MME e que devem entrar em operação até 2003. Juntas, essas usinas vão gerar 4.250 MW. Outras 25 centrais termelétricas já tiveram iniciados seus processos de autorização junto à ANEEL e estão complementando os documentos necessários exigidos pela legislação. Outras 10 usinas não deram entrada no pedido de autorização. O tempo médio que a equipe técnica da ANEEL leva para analisar as referidas autorizações é de 15 a 20 dias.



Resumo



Usina Operação Localização Produtor Potência
Rhodia Santo André Fevereiro/2002 Santo André (SP) EnergyWorks 63,5 MW
Rhodia Paulínia Setembro/2002 Paulínia (SP) EnergyWorks 158,4 MW
Norte Fluminense Setembro/2003 Macaé (RJ) Norte Fluminense S/A 765,0 MW
Total 986,9 MW