ANEEL debate novas metas de universalização em encontro voltado para o setor rural

Fonte: ANEEL
ANEEL debate novas metas de universalização
em encontro voltado para o setor rural

Discutir a realidade energética no meio rural brasileiro. Esse é o principal objetivo do 3º Encontro de Energia no Meio Rural (Agrener 2000), evento promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Universidade de Campinas (Unicamp), com patrocínio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O encontro terá lugar no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP), e reunirá, entre 13 e 15 de setembro, representantes da comunidade científica, organizações não-governamentais, especialistas, entidades de classe e empresas públicas. O Agrener enfocará temáticas relacionadas ao planejamento energético no setor agrícola, como por exemplo a eletrificação rural, recursos hídricos, fontes renováveis, cogeração, desenvolvimento sustentável, meio ambiente e novas tecnologias.
Na manhã da quarta-feira (13/9), às 10h30, o diretor da ANEEL, Afonso Henriques Moreira Santos, participará da plenária ‘Eletrificação Rural’, falando sobre a visão da ANEEL sobre o setor. Na palestra, Moreira Santos fará um balanço da atuação da ANEEL na expansão da eletrificação rural e na mediação entre áreas de concessão das cooperativas e das distribuidoras. ‘Esse é um trabalho importante, porém silencioso, que a Agência vem implementando em todo o país. Ao promover o reagrupamento dessas áreas, a ANEEL está evitando a ocorrência de possíveis conflitos entre concessionárias, favorecendo o atendimento aos consumidores finais’, destacou o diretor.
Às 16h, Moreira Santos coordenará a Discussão Pública que vai tratar da universalização do atendimento urbano e rural, proposta pela ANEEL por meio de uma nova resolução, e que obrigará as concessionárias de energia a atenderem, até 2005, 100% do mercado rural, e até 2001, 100% do mercado urbano hoje não servido com eletricidade.
‘Queremos que esse assunto seja bastante discutido na sociedade, ainda mais porque afetará sensivelmente a área de cobertura no meio rural. Nossa meta é que, até 2005, todos os brasileiros tenham energia elétrica’, enfatizou Moreira Santos. No dia 26 de outubro, a ANEEL promoverá, simultaneamente em várias capitais brasileiras, uma Audiência Pública visando receber contribuições ao aprimoramento da medida. Segundo o IBGE, 95% dos municípios brasileiros contam com serviços de energia elétrica.
Além do diretor, o superintendente de Informações e Estudos Hidrológicos da ANEEL, Marcos Freitas, participará da Sessão Técnica ‘Gestão e Uso de Energia na Amazônia’ e da Plenária ‘Redefinindo o Papel do Estado na Área de Energia’, na qualidade de relator em ambas atividades. Outros técnicos da ANEEL e da Comissão de Serviços Públicos de Energia de São Paulo (CSPE) ? entidade conveniada à ANEEL ? estarão apresentando diversos tópicos sobre a questão energética no meio rural.
No estande da ANEEL, instalado na Exposição de Produtos para Energia no Meio Rural (Agrener-Expo 2000), os visitantes terão acesso a informações institucionais da Agência no campo da eletrificação rural e da universalização do atendimento, bem como a recentes publicações e cds. Na ocasião, serão lançados os livros ‘Prevenção e Controle da Poluição nos Setores Energético, Industrial e de Transporte’ e ‘Dendroenergia ? Fundamentos e Aplicações’, ambos editados pela ANEEL.