ANEEL e Inmetro inspecionam medidores de energia de todo o país

Fonte: ANEEL
Superintendência de Comunicação Social – SCS
Nota à Imprensa
11 de outubro de 2000

ANEEL e Inmetro inspecionam
medidores de energia de todo o país

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) quer saber se os aparelhos que medem o consumo mensal de energia estão funcionando adequadamente. Para isso, a Agência iniciará uma fiscalização especial junto às 64 distribuidoras do país. A aferição dos medidores será feita por amostragem em convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Pelo convênio, orçado em R$ 2,5 milhões, o Inmetro vai adquirir os equipamentos específicos de aferição, contratar técnicos para verificar os medidores, realizar as aferições nos locais previamente selecionados e elaborar relatórios de acompanhamento. ?A medição correta dos relógios de luz garante, aos consumidores, que as faturas emitidas pelas concessionárias correspondem ao consumo real das residências?, afirmou José Mário Miranda Abdo, diretor-geral da ANEEL.
Serão checados, in loco, 27.910 medidores monofásicos de energia (mais comuns nas residências) espalhados em municípios de todas as regiões brasileiras. Segundo Armando Mariante Carvalho, presidente do Inmetro, pelo ?Plano de Execução de Verificação Metrológica? previsto no convênio, o instituto irá inspecionar amostras de medidores para cada grupo de consumidores. O tamanho das amostras foi definido com base no padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Por exemplo, para uma região com até 3.200 medidores, a amostra será de 125 aparelhos; se houver mais de 8 medidores desregulados, a amostra será reprovada. Um lote com mais de 35 mil medidores, será aferido com uma amostra de 500 aparelhos. Caso o número de medidores fora dos padrões for maior que 22, toda a amostra será rejeitada. As amostras reprovadas serão alvo de estudo mais detalhado, a fim de identificar a natureza dos problemas.
Na inspeção da ANEEL, será feita uma avaliação das condições físicas dos lacres, testes de campo e aferição dos medidores com a utilização de uma carga padrão. Em alguns casos, os medidores serão também submetidos a testes em laboratório. ?É como se estivéssemos verificando se uma balança está efetuando a pesagem de maneira correta. E o Inmetro possui excelência técnica e credibilidade para desempenhar bem essa tarefa como parceiro da ANEEL?, explicou Abdo. A divulgação dos resultados da fiscalização será feita em conjunto pela ANEEL e Inmetro.
?A ANEEL, ao averiguar a qualidade dos equipamentos utilizados para medir o consumo de energia elétrica, coloca-se na defesa dos interesses do consumidor?, finalizou Abdo.