Concessionária gaúcha reajusta tarifas amanhã

Fonte: ANEEL

Concessionária gaúcha reajusta tarifas amanhã

A partir de amanhã (25/10), as tarifas de distribuição de energia elétrica praticadas pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), do Rio Grande do Sul, serão reajustadas em 19%. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) homologou o reajuste, que estará publicado no Diário Oficial desta quarta-feira.
A CEEE distribui energia para 68 municípios gaúchos, atendendo cerca de 1,2 milhão de consumidores, entre residências, indústrias, área comercial e rural. A concessionária tem sede em Porto Alegre.
O reajuste anual da CEEE passou pela análise técnica da ANEEL que levou em consideração os custos gerenciáveis e não gerenciáveis (energia comprada, Conta de Consumo de Combustíveis e Reserva Global de Reversão), além da variação do IGP-M (15,06%) calculado pela Fundação Getúlio Vargas. O Contrato de Concessão da CEEE Distribuição com a ANEEL foi assinado em outubro de 1999, prevendo reajustes anuais.
Geradoras
Também a partir de amanhã, as tarifas de geração da CEEE serão reajustadas em 19,47%, de acordo com o estabelecido no contratos da geradora, cujo aumentos reflete a variação dos custos, divididos em duas parcelas: variação da receita anual relativa a impostos e encargos (RGR, Uso do Bem Público, Compensação Financeira, Taxa de Fiscalização, Encargos de Conexão, ONS e MAE), bem como a  variação do IGP-M sobre os custos gerenciáveis.
Nessa oportunidade, visando adequar as datas de reajustes tarifários entre geradoras e distribuidoras, foi também reajustada a tarifa de venda de energia da Centrais Geradora do Sul do Brasil S/A (Gerasul) para a CEEE Distribuição. O reajuste autorizado pela ANEEL foi de 1,10%.
As tarifas autorizadas são limites máximos, portanto, as empresas poderão praticar valores inferiores a seus consumidores. Além disso, no caso de uma geradora conceder descontos à distribuidora, o órgão regulador determina que os mesmos sejam repassados aos consumidores.

Obs.: Desde ontem, o prefixo telefônico da ANEEL mudou de 312 para 426 (código 61).