Fonte: ANEELANEEL autoriza a construção de
nova usina termelétrica no Paraná
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acaba de viabilizar a construção de mais uma usina termelétrica do Programa Prioritário de Expansão da Geração Térmica, em Araucária, no Paraná.
A resolução nº 417, publicada no Diário Oficial da União, autorizou a Conversora de Fertilizante e Energia do Paraná Ltda (Cofepar) a se estabelecer como produtora independente de energia mediante a construção da Usina Termelétrica Cofepar (UTE Cofepar).
As obras da nova UTE deverão ser iniciadas em agosto de 2001 e a UTE terá uma unidade turbogeradora a vapor com potência de 650 MW. Segundo estudos da ANEEL, serão necessários investimentos da ordem de R$ 1,140 bilhão na construção da usina. A previsão é de que a UTE Cofepar entre em operação até o dia 31 de dezembro de 2003.
A central geradora será movida a óleo ultraviscoso e terá equipamentos antipoluição que tornarão possível a utilização do óleo sem qualquer dano ambiental. Além da energia, a UTE produzirá amônia fertilizante e vapor. A cogeração destes elementos irá beneficiar as empresas responsáveis pela construção da térmica: a Repar (que pertence a Petrobrás), a Ultrafértil e a PSEG Brasil.
Com esta autorização, sobe para 16 o número de usinas termelétricas integrantes do Programa Prioritário do MME autorizadas pela ANEEL a entrar em operação até 2003. Juntas, estas usinas vão gerar 5.797 MW. Ao todo, o programa prevê a entrada em funcionamento de 55 usinas termelétricas, totalizando 21.224 MW.