A água e seus usos na América Colonial Espanhola é tema de exposição em Brasília

Fonte: ANEELA Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Embaixada da Espanha promovem, de 1º a 24 de novembro, a Exposição Obras Hidráulicas na América Colonial, inédita no Brasil. Com entrada franca e aberta ao público das 10h às 22h, na sede da Agência, (SGAN 603 Módulo I), a exposição veio direto do Museu de Ciências, em Caracas, na Venezuela, depois de ter percorrido a Espanha e vários países da América Latina. A exposição é uma iniciativa da ANEEL, que abre à comunidade o seu espaço para eventos de qualidade na área de educação e cultura.
Com 250 metros quadrados, a exposição é dividida em cinco blocos com 68 paineís, dez maquetes e diversos objetos que mostram as técnicas utilizadas pelas civilizações inca e maia, colonizadores espanhois e escravos africanos durante os séculos de colonização espanhola nas Américas. O primeiro bloco, Antecedentes, revela as tradições culturais, técnicas e jurídicas tanto européias como indígenas nas diversas áreas relacionadas com a água. O segundo bloco, Transformações Agrícolas, mostra a introdução do moinho hidraúlico, considerado um avanço tecnológico na época e aplicado aos cereais e a extração do caldo de cana.
A Água e a Cidade é o tema do terceiro bloco da exposição, com destaque às grandes contribuições no campo da engenharia hidráulica urbana, tanto no serviço de abastecimento de povoações como na construção de cursos de rios, construção de redes de drenagem e saneamento. Grandes obras como os aquedutos de Valladolid e Havana, o abastecimento de água em Lima, Cuzco e Santiago do Chile, o saneamento da Cidade do México estarão expostos na mostra.
A utilização da água para impulsionar atividades econômicas como a mineração estará contemplada no quarto bloco, Água – Motor da Indústria com a representação de atividades como a mineração de prata, tecelagem, instalações como os moinhos de pólvora e outras registradas na obra Relações Geográficas, de Felipe II. As obras em Rios e Canais, quinto e último bloco da mostra, é dedicado à navegação por grandes rios e lagos, aos grandes canais como Panamá e Portobelo.
A exposição Obras Hidraúlicas da América Colonial foi realizada pelo Ministério de Obras Públicas, Transportes e Meio Ambiente da Espanha.

Maiores informações: (61) 426-5638 e 426-5440.