Fonte: ANEELANEEL investiga o desligamento em Belém
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou hoje (06/11) que a Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) apresente, em 10 dias, relatório detalhado sobre a interrupção do fornecimento de energia que deixou a cidade de Belém e parte do Pará sem luz, hoje, por 39 minutos.
Entre as informações solicitadas pela ANEEL destacam-se as causas da interrupção, abrangência do desligamento, o montante de carga interrompida, o tempo total de interrupção, dificuldades encontradas na recomposição do sistema e ações preventivas para que novas ocorrências dessa natureza não voltem a acontecer.
Relatório preliminar, já enviado à ANEEL pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), minutos após a ocorrência do problema, indica que houve falhas nas linhas de transmissão que interligam Tucuruí a Vila do Conde, com dificuldades de energização na subestação Vila do Conde. O desligamento se iniciou às 13h51 e o restabelecimento do sistema ocorreu às 14:30h. As causas da falha no sistema de transmissão ainda estão sendo apuradas pela Eletronorte.
Como prevê a legislação do setor elétrico, os consumidores que tenham tido prejuízos pela interrupção de energia de hoje devem procurar a distribuidora da região (Celpa) para solicitar o ressarcimento por eventuais danos.
Para reforçar o sistema elétrico da região, a ANEEL já colocou em licitação o novo circuito da Linha de Transmissão Tucuruí-Vila do Conde, de 323 km. O leilão está marcado para o dia 31 de janeiro de 2001. Esse novo trecho aumentará a confiabilidade do sistema, reduzindo riscos de desligamentos.