ANEEL lança edital para leilão de novas linhas de transmissão

Fonte: ANEELANEEL lança edital para leilão de novas
linhas de transmissão

A Agência Nacional de Energia Elétrica ? ANEEL lança nesta quinta-feira (23/11), o edital do leilão de 1.6 mil quilômetros de linhas de transmissão, referentes a Expansão da interligação Sul-Sudeste; linha de transmissão Tucuruí- Vila do Conde (2º circuito) e expansão da interligação Norte-Nordeste. Os documentos poderão ser obtidos na página da Agência na Internet ( www.ANEEL.gov.br) ou no Data Room instalado na sede da ANEEL, em Brasília. O recebimento dos documentos de pré-qualificação será no dia 19 de janeiro de 2001, na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, em São Paulo, e o leilão está marcado para o dia 14 de fevereiro de 2001, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
O vencedor do leilão será o consórcio que oferecer a menor tarifa de transmissão ? o menor ?pedágio? – para os usuários destas linhas ? consumidores, produtores e comercializadores de energia. Ao todo, serão necessários investimentos privados da ordem de R$ 1,1 bilhão.
As novas linhas de transmissão fortalecerão a integração energética entre as regiões Sudeste e Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de aumentar a oferta de energia elétrica nestas regiões.
A ANEEL estipulou o prazo máximo de 22 meses, após a assinatura do Contrato de Concessão, para que essas linhas entrem em operação. Serão gerados cerca de 2.8 mil empregos diretos, beneficiando a economia dos municípios que se encontram no trajeto das linhas de transmissão.

Grupo A ? EXPANSÃO DA INTERLIGAÇÃO SUL-SUDESTE

? Linhas de Transmissão de 500 kV circuito duplo, com extensão de 328 km e origem na subestação 500 kV de Bateias (Paraná) e término na Subestação 500 kV de Ibiúna (São Paulo).

Grupo B ? LINHA DE TRANSMISSÃO TUCURUÍ ? VILA DO CONDE ( 2º circuito)
? Linha de Transmissão 500 kV Tucuruí ? Vila do Conde 2º circuito com extensão estimada de 323 km, e origem na torre nº 9 da travessia do rio Tocantins e término na Sbestação 500 kV Vila do Conde, próxima a Belém (Pará)

Grupo C ? EXPANSÃO DA INTERLIGAÇÃO NORTE – NORDESTE
? Compreende as Linhas de Transmissão de 500 kV entre as Subestações Tucuruí (Pará), Marabá (Pará), Açailândia (Maranhão), Imperatriz (Maranhão) e Presidente Dutra (Maranhão), com extensão aproximada de 920 km. A origem é a Subestação de 500 kV de Tucuruí (Pará) e término na Subestação 500 kV Presidente Dutra (Maranhão).Está incluída a construção da Subestação de Açailândia (Maranhão).