Fiscais da ANEEL investigam causas de desligamento de energia em Goiás

Fonte: ANEELFiscais da ANEEL investigam causas
de desligamento de energia em Goiás

Fiscais da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) encontram-se, neste momento, na Subestação Brasília-Sul, em Samambaia-DF, investigando as causas da falta de energia que afetou, desde a noite de ontem (domingo) até agora há pouco, alguns municípios goianos localizados na Região do Entorno do Distrito Federal, entre eles Luziânia, Valparaíso de Goiás, Cristalina, Novo Gama e Cidade Ocidental.
Segundo levantamentos da Companhia Energética de Goiás (Celg), o desligamento aconteceu devido ao rompimento de um cabo de energia ligando a Subestação Brasília-Sul, de propriedade de Furnas Centrais Elétricas, até a Subestação Marajoara, pertencente à rede de distribuição da Celg. A ANEEL já determinou à distribuidora goiana que encaminhe, em até 10 dias, relatório detalhado sobre a interrupção do fornecimento de energia de ontem.
Entre as informações solicitadas pela ANEEL, destacam-se as causas da interrupção, abrangência do desligamento, o montante de carga interrompida, o tempo total de interrupção, dificuldades encontradas na recomposição do sistema e ações preventivas para que novas ocorrências dessa natureza não voltem a acontecer.
A falta de energia se iniciou às 20:30h e foi restabelecida por volta das 10h de hoje. ?O incidente ocorreu na linha de transmissão da Celg. Queremos saber, de fato, o que provocou o acidente: se falta de manutenção ou falha no equipamento?, destacou o superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade, Hélio Puttini Júnior.
Como prevê a legislação do setor elétrico, os consumidores que tenham tido prejuízos pela interrupção de energia de ontem devem procurar a distribuidora da região (Celg) para solicitar o ressarcimento por eventuais danos. Devido à proximidade com o Distrito Federal, e por desconhecimento da localização exata do problema, muitos consumidores estão entrando em contato com a Companhia Energética de Brasília (CEB), que não tem nenhuma responsabilidade sobre a falha de energia.