Fonte: ANEELANEEL autoriza estudos para implantação de
nova usina termelétrica no Espírito Santo
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) acaba de autorizar os estudos para a implantação de uma usina termelétrica na cidade de Vitória (ES). A UTE Vitória terá uma potência prevista de 500 MW e será construída nos limites dos municípios de Cariacica e Serra, região metropolitana da Grande Vitória.
O Consórcio interessado pela construção da usina termelétrica, chamado Consórcio Vitória Energia, é formado pela Petrobrás, Escelsa e Companhia Vale do Rio Doce. O grupo solicitou à ANEEL a implantação de uma central geradora movida a gás natural em maio deste ano.
Desativadas
A ANEEL também revogou as autorizações de geração três termelétricas, duas no Amapá e uma em Tocantins. As termelétricas foram desativadas devido a interligação dos municípios onde estão localizadas a sistemas de energia maiores. A UTE Barra das Aroeiras, localizada no município de Santa Tereza de Tocantins (TO), deixou de funcionar devido a interligação do município à Linha de Transmissão Santa Tereza/ Barra das Aroeiras. A Companhia de Eletricidade do Estado do Tocantins (Celtins) era a responsável pelo funcionamento dessa central geradora.
As Termelétricas desativadas do estado do Amapá são a UTE Vitória do Jari e a UTE Tartarugalzinho. A UTE Vitória do Jari está inativa devido a interligação dos municípios Laranjal do Jari e Vitória do Jari, onde a central geradora funcionava. Já o município de Tartarugalzinho, onde está construída a UTE Tartarugalzinho, foi interligado ao Sistema Hidrotérmico da Eletronorte. As duas termelétricas pertenciam à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). As três térmicas juntas tem a potência de 1,4MW.