Fonte: ANEELANEEL quer saber causas de falta
de energia no Rio de Janeiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou que Furnas Centrais Elétricas S.A. (Furnas) e a Eletrobrás Termonuclear S.A (Eletronuclear) expliquem, por meio de relatórios detalhados, as causas, conseqüências e responsabilidades dos desligamentos de energia que atingiram, agora há pouco, parte do Estado do Rio de Janeiro e diversos bairros da capital, afetando o fornecimento de eletricidade da Cerj e da Light.
Junto à Furnas, a ANEEL quer saber o que ocasionou o desligamento de energia, ocorrido por volta das 12:30h, nas Subestações São José e Adrianópolis, ambas situadas em Nova Iguaçu-RJ. Dos 1.200 MW que saíram do sistema, 700 MW foram restabelecidos às 13h. Neste momento, o município de Magé ainda encontra-se sem energia. Por causa desse acidente, todos os 66 municípios atendidos pela Cerj ficaram sem energia por 30 minutos. Dentro da área de concessão da Light, ficaram sem energia os municípios de Três Rios e Duque de Caxias, além da Ilha do Governador (bairro da capital).
O relatório técnico exigido pelo órgão regulador solicita informações quanto à abrangência do desligamento, o montante de carga interrompida, o tempo total da interrupção, as dificuldades na recomposição do sistema elétrico e ações preventivas para que novas ocorrências dessa natureza não voltem a acontecer.
Junto à Eletronuclear, a ANEEL está investigando as causas do desligamento da Usina Termonuclear Angra II, ocorrido hoje por volta das 11:30h. Às 12:22h, boa parte da energia (790 MW) tinha sido restabelecida. A turbina tem previsão para voltar a funcionar, em plena carga (1.360 MW) por volta das 19h. Na área de concessão da Light, ficaram sem energia alguns bairros do Rio (Jacarepaguá, Jaboatão, Campo Grande, Bangu e parte da zona norte) e parte da Baixada Fluminense. Os municípios atendidos pela Cerj não foram afetados.
A ANEEL está verificando se o desligamento de Angra II teve reflexo nas duas subestações operadas por Furnas. Furnas tem 15 dias para encaminhar o relatório técnico à ANEEL, e o prazo para a resposta da Eletronuclear termina nesta quinta-feira. Como prevê a legislação do setor elétrico, os consumidores que tenham tido prejuízos pela interrupção de energia devem procurar as distribuidoras da região (Cerj e Light) para solicitar o ressarcimento por eventuais danos em equipamentos eletroeletrônicos.