ANEEL autoriza reajuste das tarifas da Sulgipe

Fonte: ANEELANEEL autoriza reajuste
das tarifas da Sulgipe

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) publica, no Diário Oficial de amanhã (14/12), os valores máximos das tarifas de energia elétrica a serem praticadas pela Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe). O reajuste será em duas etapas: 12,41% a partir de amanhã e 0,83% em 7 de fevereiro de 2001, totalizando 13,24%.
O motivo do parcelamento é que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), geradora que fornece energia para a Sulgipe, também está parcelando o reajuste do valor da energia vendida para a Sulgipe. A ANEEL exige que as distribuidoras repassem a seus clientes, nas mesmas condições, os descontos ou parcelamentos obtidos junto às geradoras.
Este é o primeiro reajuste anual da Sulgipe, previsto no Contrato de Concessão que foi assinado entre a empresa e a ANEEL em 14 de dezembro de 1999. A área de concessão da Sulgipe abrange 14 municípios do Interior, sendo 12 em Sergipe e dois na Bahia (municípios de Rio Real e Jandaíra). A concessionária possui 72.532 mil unidades consumidoras, entre residências, indústrias, comércio e áreas rurais. A Sulgipe, concessionária de capital privado, é controlada pela Companhia Industrial da Estância S.A, sediada na cidade de Estância-SE.
O reajuste anual solicitado pela Sulgipe passou pela análise técnica da ANEEL, que levou em consideração os custos gerenciáveis e não gerenciáveis (energia comprada, Conta de Consumo de Combustíveis e Reserva Global de Reversão), além da variação do IGP-M no período (11,24%) calculado pela Fundação Getúlio Vargas. O índice de reajuste da Sulgipe também levou em consideração a concatenação das datas de reajuste tarifário com a Chesf, supridora da companhia sergipana.
A estrutura tarifária atual da Sulgipe não sofreu qualquer alteração, sendo mantidos os subsídios para os consumidores de baixa renda e rurais. O último reajuste da concessionária ocorreu em agosto de 1999, e foi de 10,22%. As tarifas autorizadas são limites máximos, portanto a companhia poderá praticar valores inferiores para seus consumidores.
As demais municípios do Estado de Sergipe (65 localidades) são atendidos pela Empresa Energética de Sergipe S.A. (Energipe). Aracaju, a capital do Estado, por exemplo, é atendida pela Energipe.