Fonte: ANEEL
ANEEL fiscaliza in loco desligamentos
de energia no Rio de Janeiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) enviou hoje pela manhã uma equipe de fiscalização ao Rio de Janeiro para verificar in loco os desligamentos ocorridos naquele estado nesta semana. A Agência convocou uma reunião com os representantes de Furnas Centrais Elétricas, Light Serviços de Energia, Cerj ? Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro, Operador Nacional do Sistema Elétrico e Eletronuclear.
A reunião é parte dos trabalhos de investigação da ANEEL, que requisitou informações imediatas sobre o desligamento ocorrida na madrugada desta quinta-feira e de duração de dez minutos. Informações preliminares apontam que a falha no fornecimento deveu-se ao desligamento automático de quatro geradores da usina de Itaipu. Esses geradores ficaram desligados por sete minutos, a partir das 0h31 de hoje, com repercussões no Estado do Rio de Janeiro.
A ANEEL informa que está em curso a investigação das causas da interrupção de 12 minutos no fornecimento de energia elétrica que atingiu o centro do Rio de Janeiro ontem (13/12) às 13h40m, provocados por um desligamento da subestação Frei Caneca, interrompendo o fornecimento de 500 MW.
Como prevê a legislação do setor elétrico, os consumidores que tenham tido prejuízos pela interrupção de energia devem procurar as distribuidoras da região (Cerj e Light) para solicitar o ressarcimento por eventuais danos em equipamentos eletroeletrônicos.