Fonte: ANEELANEEL investiga desligamento de
energia no centro do Rio de Janeiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinou que a Light Serviços de Eletricidade S.A explique em 15 dias as causas da interrupção de 12 minutos no fornecimento de energia elétrica que atingiu o centro do Rio de Janeiro hoje (13/12) às 13h40m. Levantamentos preliminares feitos pela Agência indicam que houve um desligamento acidental da subestação Frei Caneca, interrompendo o fornecimento de 500 MW.
Interior
A Superintendência de Fiscalização dos Serviços da Eletricidade da ANEEL também coborou hoje mais informações sobre o desligamento de energia que atingiu ontem (12/12) o interior do Estado do Rio de Janeiro e diversos bairros da capital, afetando o fornecimento de eletricidade da Cerj e da Light.
O relatório técnico, encaminhado hoje à Light, Cerj e Companhia Força e Luz Cataguases ? Leopoldina (que atende a região da Zona da Mata de Minas Gerais e os municípios fluminenses de Carmo e Sumidouro), solicita informações quanto à abrangência do desligamento, o montante de carga interrompida, o tempo total da interrupção, as dificuldades na recomposição do sistema elétrico e ações preventivas para evitar novos incidentes. Ao Operador Nacional do Sistema Elétrico ? ONS, a ANEEL requereu informações sobre os registros dos equipamentos envolvidos na perturbação, sequência de recomposição do sistema e dificuldades na recomposição do sistema.
Como prevê a legislação do setor elétrico, os consumidores que tenham tido prejuízos pela interrupção de energia devem procurar as distribuidoras da região (Cerj e Light) para solicitar o ressarcimento por eventuais danos em equipamentos eletroeletrônicos.