ANEEL assina contratos de concessão com iniciativa privada para expansão da transmissão

Fonte: ANEELANEEL assina contratos de concessão com
iniciativa privada para expansão da transmissão

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) assina, nesta quarta-feira (20/12), às 16h, no auditório da Agência, em Brasília, os contratos de concessão de serviço público de transmissão de energia elétrica com as empresas vencedoras do leilão para a construção, operação e manutenção de instalações de transmissão destinadas a integrar as regiões do país – Norte-Sul, Sudeste-Nordeste e Centro-Oeste. Participaram do leilão onze consórcios formados por empresas de cinco países (França, Espanha, Itália, Argentina e Brasil).
No leilão, realizado no dia 31 de agosto na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, os vencedores foram aqueles que ofereceram a menor tarifa de transmissão, ou seja, o menor pedágio, para os usuários destas linhas (consumidores, produtores e comercializadores de energia). As novas linhas de transmissão garantirão o acréscimo de energia de 1,3 mil MW ano para os sistemas Norte e Sul.
Ao todo, são 2.900 km de linhas, quatro novas subestações e a ampliação de outras dez subestações e investimentos privados da ordem de R$ 1,6 bilhão. A ANEEL estipulou o prazo máximo de 28 meses, após a assinatura do contrato de concessão de 30 anos, para que essas linhas entrem em operação. Durante a construção serão gerados cinco mil empregos diretos e indiretos, beneficiando a economia dos municípios localizados no trajeto das linhas de transmissão e contribuindo para a competição no setor elétrico.
Abaixo, o detalhamento das linhas de transmissão e empresas que assinarão o contrato:

1. Interligação Norte-Sul II : origem no Maranhão (subestação Imperatriz) e término do Distrito Federal (subestação Samambaia), atravessando os estados de Tocantins (subestações Colinas, Miracema e Gurupi) e Goiás (subestação Serra da Mesa). Os cinco trechos de linha totalizam 1.278 km e a ampliação das subestações de Imperatriz, Colinas, Miracema, Gurupi e Samambaia. O leilão foi vencido pelo consórcio Novatrans Energia S.A, formado pelas empresas Civilia Engenharia Ltda, Construções e Comércio Camargo Corrêa S.A e Camargo Corrêa Equipamentos e Sistemas S.A.

2. Expansão da Interligação Norte-Sul: origem no Distrito Federal (subestação Samambaia) e conecta esta subestação as subestações de Itumbiara e Emborcação (Goiás) através de dois circuitos de linhas de transmissão de 295 e 280 km respectivamente, totalizando 575 km. O leilão foi vencido pelo consórcio Cobra/Elecnor/Inabensa/Isolux, formado pelas empresas Instalaciones Abengoa S.A, Cobra Instalaciones e Servicios S.A, Elecnor S.A e Isolux Wat. S.A.

3. Interligação Sudeste-Nordeste: origem na subestação Serra da Mesa (Goiás) e termina na subestação Governador Mangabeira (Bahia), com extensão aproximada de 1 mil km e implantação das subestações Correntina, Bom Jesus da Lapa e Ibicoara. O leilão foi vencido pelo consórcio Inepar/Enelpower, formado pelas empresas Inepar Energia S.A e Enelpower.