Fonte: ANEEL
Linhas de transmissão
ANEEL divulga nome das empresas
pré-qualificadas
Todas as quinze empresas brasileiras e estrangeiras que apresentaram os documentos exigidos pelo Edital de Licitação foram pré-qualificadas para participarem do leilão das Linhas de Transmissão Tucuruí ? Vila do Conde (Pará), Interligação Norte ? Nordeste (Pará ao Maranhão) e Interligação Sul ? Sudeste (Paraná a São Paulo).
O leilão, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica ? ANEEL, acontecerá no dia 14 de fevereiro, a partir das 10h, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Será declarada vencedora a empresa que oferecer o menor valor de tarifa de transmissão, isto é, aquela que cobrar o ?menor pedágio? pela utilização dessas linhas. Ao todo, serão licitados 1.575 km de linhas, que representam um investimento de R$ 1,190 bilhão. O tempo de entrada em operação comercial dessas linhas é de 14 meses, para o trecho Tucuruí-Vila do Conde, e 22 meses para as outras duas.
A implantação das linhas de transmissão, contemplada no Plano de Expansão do Setor Elétrico 1999-2008, significará o aumento de 4.200 MW na capacidade de transporte de energia elétrica. As empresas pré-qualificadas poderão participar do leilão desde que entreguem até as 17h, do dia 13/02/2001, a garantia de proposta, conforme previsto no Edital.
As empresas e consórcios qualificados são os seguintes:
1) Leilão ? Expansão da Interligação Sul-Sudeste (Grupo A) ? 5 pré-qualificadas
? Consórcio Inter Expansion (Espanha), formado pelas empresas Cobra, Elecnor, Abengoa e Isolux Wat;
? Consórcio Energia Sul-Sudeste (Brasil), formado pelas empresas Schahin Engenharia, Alusa, Copel e PEM Engenharia;
? Civília Engenharia (Espanha);
? Furnas Centrais Elétricas (Brasil);
? Asea Brown Boveri Ltda. (Brasil);
2) Leilão ? Linha de Transmissão Tucuruí-Vila do Conde (Grupo B) ? 5 pré-qualificados
? Consórcio Inter Expansion (Espanha), formado pelas empresas Cobra, Elecnor, Abengoa e Isolux Wat;
? Consórcio TUC 2001 (Brasil), formado pelas empresas Schahin Engenharia e Alusa;
? Earth Tech Brasil Ltda (Brasil), formado pelas empresas Earth Tech Brasil (Brasil) Camargo Corrêa Equipamentos e Sistemas (Brasil);
? Asea Brown Boveri Ltda. (Brasil).
3) Leilão ? Expansão da Interligação Norte-Nordeste ? 5 pré-qualificados
? Consórcio Inter Expansion (Espanha), formado pelas empresas Cobra, Elecnor, Abengoa e Isolux Wat;
? Consórcio Novatrans Energia (Brasil/Espanha), formado pelas empresas Civília Engenharia (Espanha) e PEM Engenharia (Brasil);
? Consórcio TUC 2001 (Brasil), formado pelas empresas Schahin Engenharia e Alusa;
? Consórcio Earth Tech (EUA/Brasil), formado pelas empresas Earth Tech Brasil (Brasil) e Earth Tech Environment and Infraestructure (EUA);
? Asea Brown Boveri Ltda. (Brasil).