Começa amanhã a fiscalização dos relógios de luz do RJ

Fonte: ANEEL

Começa amanhã a fiscalização dos
 relógios de luz do RJ

A partir desta quarta-feira (07/02) começa a aferição dos relógios de luz na região central e nos subúrbios do Rio de Janeiro, uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica ? ANEEL.  A fiscalização, que percorrerá todo o país a partir de abril,  iniciou-se no final de janeiro, com a verificação in loco de mil relógios de luz em residências de municípios do interior do Rio. A ANEEL quer saber se os aparelhos que medem o consumo mensal de energia estão funcionando adequadamente. E, para isso, firmou um convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), no valor de R$ 2,5 milhões, para aquisição de equipamentos, contratação de técnicos, trabalho de campo e elaboração dos relatórios.
 Nesta quarta-feira, a equipe de fiscais sairá da sede do Inmetro (Rua Santa Alexandrina, 416, Rio Comprido) às 9 em direção ao subúrbio do Irajá, na Zona Norte do Rio (esquina das ruas Anibal Couto com Manoel de Araújo). A equipe será acompanhada pelo superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade da ANEEL, Hélio Puttini Jr. 
?A ANEEL, ao averiguar a qualidade dos equipamentos utilizados para medir o consumo de energia elétrica, coloca-se na defesa dos interesses do consumidor?, afirmou Hélio Puttini Jr. ?A medição correta dos relógios de luz garante, aos consumidores, que as faturas emitidas pelas concessionárias correspondem ao consumo real das residências?, disse ele.
Na inspeção da ANEEL, será feita uma avaliação das condições físicas das instalações, testes de campo e aferição dos medidores com a utilização de uma carga padrão. Em alguns casos, os medidores serão também submetidos a testes em laboratório. ?É como se estivéssemos verificando se uma balança está efetuando a pesagem de maneira correta. E o Inmetro possui excelência técnica e credibilidade para desempenhar bem essa tarefa como parceiro da ANEEL?, explicou Puttini Jr. A divulgação dos resultados da fiscalização será feita em conjunto pela ANEEL e Inmetro.

Mais informações:
ANEEL - Adriana Castro - 61 426 5731 ou 61 9976 9983
INMETRO - Tatiana ou Maria Eugênia - 21 502 6521