Fonte: ANEELA Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a Empresa Brasileira de Geração de Energia (Energen) a construir e explorar a termelétrica de Araraquara. Localizada no município de Araraquara (SP) a usina terá 570,57 MW de potência instalada e deverá entrar em operação em dezembro de 2003. A termelétrica vai operar em circuito combinado com um turbogerador a vapor de 200,07 MW e dois turbogeradores a gás de 185,25 MW. A Energen atuará como produtor independente.
A ANEEL decidiu também regularizar a situação de quatro usinas termelétricas que usam como combustível bagaço de cana, que passarão a operar como autoprodutoras. São elas: Virgolino de Oliveira, da empresa Virgolino de Oliveira S/A Açúcar e Álcool, com potência instalada de 5,8 MW, localizada no município de Itapira – SP; Moreno, pertencente à Central Energética Moreno Açúcar e Álcool Ltda., com 5,52 MW de potência, localizada em Luiz Antônio – SP; e Delta, da Usina Caeté S/A, com 17,94 MW de potência instalada, situada no município de Delta – MG; e Citrosuco, da Citrosuco Paulista S/A, com 7 MW de potência, localizada no município de Matão – SP. As quatro usinas já estavam em operação, produzindo energia para consumo próprio. Agora, elas poderão vender o excedente no mercado.
Em outra decisão, a Agência aprovou a ampliação da capacidade instalada da usina termelétrica EnergyWorks Optiglobe Rio de 5,5 MW para 11 MW. A usina tem como combustível o óleo diesel e está localizada no município do Rio de Janeiro – RJ. A ANEEL autorizou ainda a Alcan Alumínio do Brasil Ltda a atuar como autoprodutora de energia. A empresa será responsável pela construção da PCH Furquim e de uma linha de transmissão de 9 km de extensão no município de Mariana – MG. A usina terá 6 MW de potência instalada. Os novos empreendimentos têm investimento previsto de cerca de R$ 730 milhões e poderão acrescentar ao sistema 623 MW de potência instalada