ANEEL autoriza reajustes da Celesc, Celpa e Xanxerê

Fonte: ANEELA Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou reajuste das tarifas de energia elétrica de três distribuidoras, duas em Santa Catarina e uma no Pará. As empresas estão autorizadas a reajustar suas tarifas de fornecimento de energia a partir desta terça-feira (07/08). São elas: Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Centrais Elétricas do Pará (Celpa) e a Hidroelétrica Xanxerê Ltda (SC). Os percentuais são limites máximos, sendo permitido às empresas a aplicação de reajustes em patamares inferiores aos autorizados.

As tarifas de fornecimento de energia elétrica são reajustadas anualmente, na data de assinatura dos contratos de concessão firmados entre as concessionárias e a ANEEL. Os reajustes das três distribuidoras, portanto, estão previstos em contrato e não têm qualquer relação com o racionamento.

No cálculo dos índices, a ANEEL considera o repasse da variação dos custos que as empresas tiveram no decorrer de doze meses: custos não gerenciáveis (energia comprada, Conta Consumo de Combustíveis Fósseis (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão); e custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Abaixo, os índices autorizados:

· Celpa: 14,07%. (A empresa opera em 143 municípios do Pará e atende cerca de hum milhão de unidades consumidoras)

· Xanxerê: 15,81%. (A distribuidora atende a 22 mil unidades consumidoras em seis (06) municípios de Santa Catarina)

· Celesc: 20,72%. (A Companhia opera em 257 municípios de Santa Catarina, fornecendo energia para cerca de 1,8 milhão de unidades consumidoras)