Fonte: ANEEL
A partir de segunda-feira (20/08), os consumidores das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste terão à sua disposição um serviço de atendimento telefônico destinado exclusivamente a esclarecer dúvidas e a encaminhar reclamações relacionadas ao racionamento de energia elétrica, no telefone 0800-8804400.
O novo serviço vai funcionar com atendimento personalizado nos cinco dias úteis da semana, das 8h às 20h. Nos finais de semana, aos sábados e domingos, e depois das 20h durante os dias da semana, os consumidores terão acesso ao atendimento eletrônico, o chamado Atendimento de Resposta Audível (URA). Antes, porém, de consultar o novo 0800, os consumidores deverão encaminhar suas reclamações aos serviços de atendimento telefônico das distribuidoras, recorrendo à ANEEL caso não se julguem satisfeitos com as providências tomadas pelas empresas.
O 0800 do racionamento vai desafogar a Central de Teleatendimento da ANEEL (0800-612010), que recebeu, entre os dias 1o. de maio e 12 de agosto, 270 mil ligações sobre redução de consumo. Este número corresponde a 55,5% das 486 mil ligações registradas no período. As dúvidas mais freqüentes são relativas às metas de consumo e ao pagamento de bônus, entre outras. A expectativa é de que, dentro de pouco tempo, o destaque nas estatísticas passem a ser as perguntas sobre cortes de energia para quem ultrapassou a meta estabelecida.
Atualmente, a Central de Teleatendimento da ANEEL realiza 120 atendimentos simultâneos, com um tempo médio de dois minutos por ligação, embora 95% das chamadas tenha duração de dez segundos. O novo 0800 vai atender inicialmente 70 ligações ao mesmo tempo, ampliando posteriormente sua capacidade para 180 ligações simultâneas. Relatórios periódicos com o detalhamento das dúvidas e reclamações dos consumidores serão encaminhadas pela ANEEL à Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (GCE). Os números subsidiarão as ações futuras da Câmara em relação ao racionamento.
Em janeiro, o número total de atendimentos (incluindo gravações eletrônicas e atendimento humano) foi de 96 mil. Em fevereiro, a central recebeu 163 mil telefonemas; em março 220 mil; e, em abril, 184 mil, após uma reunião na qual a ANEEL cobrou das concessionárias de distribuição um esforço maior no sentido de melhorar a qualidade do atendimento a seus usuários.
Com a iminência do racionamento, esse número voltou a subir em maio, quando a central de atendimento da ANEEL recebeu 278.200 chamadas. Em junho, as dúvidas e reclamações chegaram a 348.483, alcançando, no mês passado, o pico de 393.473 ligações.
As perguntas e respostas às dúvidas mais freqüentes sobre racionamento já estão disponíveis na página da Agência Nacional de Energia Elétrica na internet (www. ANEEL.gov.br). Para ter acesso a essas informações basta abrir o link ?Racionamento de Energia Elétrica? e clicar em ?Perguntas mais Freqüentes?.