Central do Racionamento Recebe Mais de Três Mil Chamadas

Fonte: ANEELs reclamações relacionadas ao racionamento de energia elétrica representaram 14,65% do total de ligações feitas para o número 0800-8804400, no primeiro dia de funcionamento da nova central de atendimento montada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e pela Câmara de Gestão da Crise de Energia Elétrica (GCE). A central, que entrou ontem (20/08) em operação, registrou um total de 3.897 chamadas, das quais 571 foram reclamações e 3.326 pedidos de informação.

Em doze horas de atendimento ao público, da 8h às 20h de ontem, a central recebeu um total 571 reclamações, sendo que 451 chamadas se referiam às cotas de consumo estabelecidas pelas distribuidoras e 35 estavam relacionadas ao pagamento da tarifa de religação. Outras 30 chamadas faziam referência a ligações novas; 28 ao corte no fornecimento dos consumidores que excederam a meta de consumo; 15 ao pagamento de bônus; dez à cobrança de sobretaxa e duas ao aumento de carga.

O novo 0800 foi criado para esclarecer dúvidas e receber reclamações dos consumidores das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste sobre o racionamento. O serviço funcionará de 8h às 20h, nos cinco dias úteis da semana.

Os consumidores deverão encaminhar suas reclamações aos serviços de atendimento telefônico das distribuidoras antes de ligar para o 0800 do racionamento, recorrendo à ANEEL caso não se julguem satisfeitos com as providências tomadas pelas empresas. Até às 17h de hoje, segundo dia de funcionamento do novo serviço, a central de teleatendimento registrava um total de 2.370 chamadas.